domingo, 30 de setembro de 2007

Utilidade pública!


Recebi e achei muito interessante e de grande importância.. Estou postando a vocês como um alerta.. vale a pena termos os devidos cuidados...





Alimentos que combinam não "conversam no estômago"
Esta é uma expressão popular usada para má digestão.

(Matéria elaborada por nutricionistas e médicos )


Muitas pessoas se queixam de um desconforto ao ingerirem alguns alimentos que não combinam dentro do organismo embora seu sabor combine .
Sempre é bom lembrar que embora cada organismo é deferente e alguns tem uma maior tolerância a alguns alimentos que outros .
Por exemplo: o alho alguns não podem comer de forma alguma por formar gazes ,azia ,etc. Então retire o o centro do dente de alho antes de usá-lo (é lá que fica a raiz responsável pelo desconforto), deixar a cebola de molho de 10 a 15 minutos em água no pré-preparo e retirar todas as sementes dos pimentões e sua película pode ajudar e muito .
Nem todos os nutrientes oferecidos serão absorvidos 100% mas podemos contribuir para uma maior absorção destes alimentos .

Ingerir somente uma proteína concentrada na mesma refeição. Para uma digestão eficiente, duas proteínas exigem sucos gástricos de composições diferentes e tempo necessário à sua digestão, que é diferente para cada espécie de proteína. Ex: enquanto o suco gástrico necessário à digestão da carne tem seu PH máximo no início da digestão, o leite um PH máximo do suco gástrico no final. Evite misturar carne com leite, carne e ovos, leite e nozes, etc, na mesma refeição


Carnes vermelhas não combinam com leite e derivados = o cálcio interfere na absorção do ferro presente nos "derivados" do boi ,além disto ingerir somente uma proteína concentrada na mesma refeição. Para uma digestão eficiente, duas proteínas exigem sucos gástricos de composições diferentes e tempo necessário à sua digestão, que é diferente para cada espécie de proteína. Ex: enquanto o suco gástrico necessário à digestão da carne tem seu PH máximo no início da digestão, o leite um PH máximo do suco gástrico no final. Evite misturar carne com leite, carne e ovos, leite e nozes, etc, na mesma refeição !

Carnes , frutos do mar ,nozes, fígados ,rins, frutas secas com vegetais verde-escuros (espinafre)= estes vegetais são compostos de fosfato que formam o zinco junto com a carne que diminui a absorção do cobre presente nestes alimentos .

Arroz, purê de batata e doce de abóbora com côco= uma mistura bombástica que não deve ser ingerida, combinação amido e açúcares produz fermentação ácida rápida.

Açucares com
Arroz com batata= 2 alimentos com carboidratos geram açucares em excesso

Macarrão com molho de tomate= amido com ácido , a digestão dos amidos começa na boca pela ação da Pitalina, que os transforma em maltose (tipo de açúcar). A Pitalina só atua em meio alcalino (não ácido) A presença de ácidos danificam esta enzima favorecendo sua fermentação.

Proteínas e ácidos = Cuidado, o início da digestão das proteínas se dá no estômago em presença da enzima pepsina que atua em meio ácido (ácido clorídrico do suco gástrico). A ingestão de ácidos em excesso inibe a ação desta enzima. A paralisação da digestão das proteínas, leva-as a putrefazerem-se, o que ocasiona a intoxicação do organismo

Sopa = se for de hortaliças e vegetais, tudo bem. Mas se tiver outra fonte de amido na sopa (mandioca, mandioquinha ,batata ou cenoura) não combina. O excesso de amido se transforma em açúcar e pode se transformar em gordura no sangue. Além disso, a combinação entre dois amidos pode causar fermentação. Use apenas um destes para diminuir o amido, ou a cenoura ou a mandioquinha etc...Ou faça a sopa de carnes com alguma verdura e apenas um legume.


Melancia e os melões= quando ingeridos isoladamente, permanecem alguns minutos no estômago, porém quando ingeridos com outro alimento, ficam retidos no estômago como os açúcares, produzindo gases e fermentações. Comer melancia e melão isoladamente longe das refeições!

Frutas oleaginosas e frutas doces= na mesma refeição não se digerem bem,porque as gorduras ao misturarem-se com os açúcares, produzem fermentação alcoólica, sobrecarregando o sangue

Feijoada com caipirinha= Sobrecarrega os órgãos porque eles vão precisar de diversas enzimas para metabolizar a gordura, a proteína, o álcool e o açúcar. De preferência troque por um suco de fruta não-ácida.


Nozes, queijo ou abacate, com as frutas ácidas = As nozes, queijos e abacates possuem grande quantidade de gordura ou óleo; sabemos que as gorduras inibem a secreção gástrica por um tempo maior que os ácidos. Além disso, essas proteínas não se decompõem com a mesma facilidade que outras espécies.

Evite proteínas com gorduras= a presença das gorduras nos alimentos, diminui a atividade glandular da secreção gástrica, baixa a quantidade de ácido clorídrico e da pepsina no suco gástrico, atrasando a digestão por tempo considerável. OBS: abundância de vegetais verdes, especialmente crus, contrapõem-se ao efeito inibitivo das gorduras.

Leite/frutas ácidas= devido a proteína e gordura que o leite contém, combina sofrivelmente com frutas ácidas. Quando o leite entra no estômago, ele coalha, envolvendo as partículas dos outros alimentos, isolando-os do suco gástrico.

Carnes vermelhas com cremes à base de leite - como estrogonofe, por exemplo - são outras combinações indesejáveis, já que o cálcio presente no líquido interfere na absorção do ferro presente nos "derivados" do boi. A mesma carne também não se adequa aos vegetais verde-escuros, como espinafre, que, por serem fontes de fosfato, formam compostos insolúveis com o zinco das carnes e frutos do mar. O mesmo zinco em excesso diminuiu a absorção do cobre existente em frutos do mar, fígados, rins, nozes e frutas secas. Ou seja: nada de bife com molho de nozes ou uva-passa.

Evite líquidos durante as refeições, principalmente os que contém açúcares, pois estes auxiliam o processo de fermentação. Os líquidos apressam a deglutição antes de completar a mastigação e a ensalivação dos alimentos impedindo também a ação do suco gástrico até que sejam absorvidos. As bebidas geladas ou muito quentes reduzem a temperatura do conteúdo do estômago, cuja digestão não se pode operar até que seja atingida novamente a temperatura normal.
Lembre-se que chá (verde) por exemplo é um ótima sugestão para ser tomado após as refeições pois muitos até o consideram 'medicinal' por suas ricas ´propriedades.
Caso ingerir sorvete tome água após para neutralizar o gelo.


Além dos ácidos ou açucares não se misturarem com os amidos presentes em pães, batatas e arrozes, consumir dois tipos de proteínas de uma vez não é recomendável, do tipo carne com leite ou carne com ovo. Bife à cavalo, portanto, é outro par que não faz muito bem à saúde. Unir dois alimentos com carboidratos, como batatas com arroz, também não é muito bom. "Novamente, a mistura sobrecarrega o organismo de açúcar, que acaba se tornando gordura de estoque e chega a atrapalhar o rendimento no trabalho, por exemplo, porque dá a sensação de sono",

(Combinam )

Frutas ácidas com amido= neste caso os ácidos, impedindo o desdobramento normal dos amidos em maltose e glicose, originam fermentação ácida, que favorece a acidificação do sangue.

Pão com manteiga =Gordura com amido não é tão prejudicial, apesar de ter um alto valor calórico. Modere o consumo da manteiga pois é fonte de gordura saturada. Uma opção mais saudável é usar creme vegetal sem 'trans' ou então o mel .


“Combinar os alimentos e introduzí-los de forma consciente, dá condição de se comer de tudo e manter uma boa saúde”.

Nenhum comentário: